A METODOLOGIA ADOQUIM: COMO FUNCIONA?

A gestão financeira é uma das frentes indispensáveis de qualquer negócio. É ela quem fornece aos gestores os dados necessários para planejar o futuro e utilizar os recursos da organização da melhor maneira possível.

Para tanto, é fundamental dispor das ferramentas certas e de métodos assertivos. Por isso desenvolvemos a Metodologia Adoquim, para tornar acessível para qualquer empreendimento — não importa o porte, nicho ou estágio de maturidade , uma (re)estruturação financeira consistente.

A seguir, explicamos o conceito dessa metodologia e como ela pode ser aplicada passo a passo. Continue a leitura para saber mais:

Mas antes… Por que adoquim?

O adoquim é um material utilizado na pavimentação de superfícies. Sua instalação é feita a partir de encaixes e dentre suas características podem ser citadas: resistência, fácil reparo e múltiplos arranjos possíveis.

Como funciona a metodologia?

O termo-chave da Metodologia Adoquim é: monitoramento constante. O acompanhamento frequente de cada etapa de implementação desse método torna possível fazer correções e adequações ao longo do processo.

Por isso é fundamental que os encontros com os gestores tenham uma periodicidade frequente, de preferência semanalmente. Dessa forma é construída uma base de dados, e dela serão extraídas informações necessárias para orientar os líderes do negócio durante a tomada de decisões.

Implementação passo a passo

A etapa I da Metodologia Adoquim é a imersão no dia a dia da empresa. Isso pode ser feito de maneira presencial ou online. Mas de que maneira isso é feito? Através da análise de documentos e entrevistas com pessoas-chave, como a equipe de liderança (supervisores, gerentes, etc.), por exemplo.

Na sequência é realizado um diagnóstico financeiro e de custos, etapa II, cujo objetivo é detectar pontos de melhoria nas rotinas, fluxos, controles, ferramentas, análises e planejamento do negócio.

A etapa III é a implementação do plano de ação, resultante do diagnóstico.  Após apresentação e validação dessa ferramenta, as seguintes ações são colocadas em prática:

  1. Análise e adequação da estrutura organizacional;
  2. Treinamento sobre processos de Gestão Financeira;
  3. Treinamento sobre rotinas, organização e produtividade;
  4. Implementação da matriz de responsabilidades e do calendário de ações;
  5. Definição de novos fluxos e posterior treinamento;
  6. Definição de conceitos do Plano de Contas e posterior treinamento;
  7. Treinamento sobre lançamentos e apropriações de acordo com o Plano de Contas;
  8. Treinamento sobre conceitos de Controles Internos;
  9. Implementação de software de controle ou ajustes, caso a empresa possua;
  10. Estruturação de Fluxo de Caixa e Conciliação Bancária;
  11. Estruturação do DRE e outros indicadores;
  12. Revisão e análise dos preços de venda;
  13. Treinamento sobre reunião mensal com acompanhamento de indicadores chave;
  14. Estruturação do Planejamento Orçamentário.

A aplicação da Metodologia Adoquim é um processo contínuo e sua utilização é simples, prática e rápida. Desse modo torna-se viável proporcionar para a empresa resultados precisos, ou seja, que estejam de acordo com suas reais necessidades.

Assim, se você deseja conhecer na prática a Metodologia Adoquim, basta entrar em contato conosco. Temos inúmeras outras soluções que podem contribuir para a tranquilidade financeira do seu negócio e para a sua qualidade de vida.