De acordo com pesquisa global realizada pela S&P Rating Services, o Brasil está em 74º lugar em nível de educação financeira, dentre 144 países. A colocação é baixa e evidencia: precisamos falar sobre dinheiro.
Ainda dedicamos pouco tempo para gerir melhor esse recurso. O que é um erro fatal, já que o dinheiro faz parte do nosso dia a dia e influencia diretamente no nosso bem-estar.
Tendo isso em vista, elencamos abaixo os principais impactos de uma gestão financeira eficiente na nossa qualidade de vida. Confira a seguir:
1. Proporciona mais tempo
Ter tempo disponível para estar em família, viajar e se divertir é sempre um grande desafio. Por isso é fundamental gerir bem suas finanças, de modo que o seu dinheiro comece a trabalhar para você, não o contrário!
Mas como fazer isso? A primeira palavra-chave para equilibrar a relação com os seus recursos financeiros é: planejamento. Por meio dele você vai aprender a fazer bons investimentos para, no futuro, ter fontes de renda passiva.
E para não restar dúvidas de que quem manda no dinheiro é você, acrescente também ao seu vocabulário diário o termo controle, através dele você poderá:
- ter mais clareza sobre suas movimentações;
- se desviar de ciladas e dificuldades financeiras;
- enfrentar eventuais imprevistos e crises com mais tranquilidade;
- reduzir gastos desnecessários;
- direcionar melhor os recursos, ou seja, de acordo com suas reais prioridades.
Ao planejar e controlar, tornar-se possível antecipar problemas e agir preventivamente. Assim você economiza o tempo (e saúde) que seriam gastos resolvendo esses perrengues e investe toda essa energia em: ser feliz.
2. Viabiliza sonhos
Todos nós, em maior ou menor medida, desejamos ser bem-sucedidos. Porém, sem uma boa gestão financeira fica complicado tirar um sonho do papel e transformá-lo em realidade.
Ainda mais se esse sonho for abrir uma empresa. Portanto, para saber se o seu negócio é viável ou ter uma previsão de quando vai obter retorno, é fundamental conhecer a fundo os números e planilhas por trás do serviço ou produto que você oferece.
Vale comentar: por menor que seja a sua renda, sempre é possível definir um objetivo, se organizar financeiramente e partir para a ação. Entendido?
3. Amplia o poder de escolhas
O que você faria se tivesse a certeza de que não iria fracassar? O medo, por vezes, nos paralisa. Já a gestão financeira nos move.
Ela nos apresenta o panorama de possibilidades e riscos. Por isso amplia nosso leque de escolhas e aumenta consideravelmente a probabilidade de tomarmos decisões mais assertivas.
Por exemplo: Diante de dívidas e desequilíbrios financeiros, a maioria de nós é impelido a buscar um segundo (ou terceiro) emprego. No entanto, nem sempre é essa a solução. Na maioria das vezes, a educação financeira seria um investimento de tempo e dinheiro muito mais acessível e rentável, pois nos ajudaria a gerir melhor os recursos que temos.
E agora? Ficou claro para você a importância de uma boa gestão financeira para a sua tranquilidade de vida? Para receber mais informações sobre finança descomplicada, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Até a próxima!