A gestão financeira é uma das frentes indispensáveis de qualquer negócio. É ela quem fornece aos gestores os dados necessários para planejar o futuro e utilizar os recursos da organização da melhor maneira possível.
Para tanto, é fundamental dispor das ferramentas certas e de métodos assertivos. Por isso desenvolvemos a Metodologia Adoquim, para tornar acessível para qualquer empreendimento — não importa o porte, nicho ou estágio de maturidade —, uma (re)estruturação financeira consistente.
A seguir, explicamos o conceito dessa metodologia e como ela pode ser aplicada passo a passo. Continue a leitura para saber mais:
Mas antes… Por que adoquim?
O adoquim é um material utilizado na pavimentação de superfícies. Sua instalação é feita a partir de encaixes e dentre suas características podem ser citadas: resistência, fácil reparo e múltiplos arranjos possíveis.
Como funciona a metodologia?
O termo-chave da Metodologia Adoquim é: monitoramento constante. O acompanhamento frequente de cada etapa de implementação desse método torna possível fazer correções e adequações ao longo do processo.
Por isso é fundamental que os encontros com os gestores tenham uma periodicidade frequente, de preferência semanalmente. Dessa forma é construída uma base de dados, e dela serão extraídas informações necessárias para orientar os líderes do negócio durante a tomada de decisões.
Implementação passo a passo
A etapa I da Metodologia Adoquim é a imersão no dia a dia da empresa. Isso pode ser feito de maneira presencial ou online. Mas de que maneira isso é feito? Através da análise de documentos e entrevistas com pessoas-chave, como a equipe de liderança (supervisores, gerentes, etc.), por exemplo.
Na sequência é realizado um diagnóstico financeiro e de custos, etapa II, cujo objetivo é detectar pontos de melhoria nas rotinas, fluxos, controles, ferramentas, análises e planejamento do negócio.
A etapa III é a implementação do plano de ação, resultante do diagnóstico. Após apresentação e validação dessa ferramenta, as seguintes ações são colocadas em prática:
- Análise e adequação da estrutura organizacional;
- Treinamento sobre processos de Gestão Financeira;
- Treinamento sobre rotinas, organização e produtividade;
- Implementação da matriz de responsabilidades e do calendário de ações;
- Definição de novos fluxos e posterior treinamento;
- Definição de conceitos do Plano de Contas e posterior treinamento;
- Treinamento sobre lançamentos e apropriações de acordo com o Plano de Contas;
- Treinamento sobre conceitos de Controles Internos;
- Implementação de software de controle ou ajustes, caso a empresa possua;
- Estruturação de Fluxo de Caixa e Conciliação Bancária;
- Estruturação do DRE e outros indicadores;
- Revisão e análise dos preços de venda;
- Treinamento sobre reunião mensal com acompanhamento de indicadores chave;
- Estruturação do Planejamento Orçamentário.
A aplicação da Metodologia Adoquim é um processo contínuo e sua utilização é simples, prática e rápida. Desse modo torna-se viável proporcionar para a empresa resultados precisos, ou seja, que estejam de acordo com suas reais necessidades.
Assim, se você deseja conhecer na prática a Metodologia Adoquim, basta entrar em contato conosco. Temos inúmeras outras soluções que podem contribuir para a tranquilidade financeira do seu negócio e para a sua qualidade de vida.